Imagem case

CASES

Projeto de Branding da Core Ortodontia

Projeto de Branding da Core Ortodontia

Uma grande marca precisa de atributos que a diferenciem das demais, como um posicionamento muito bem definido, propósito, valores e personalidade marcantes. Todas essas características são utilizadas em uma estratégia chamada de branding, que busca criar sensações e conexões com o público. Foi isso que fizemos com um de nossos clientes, a Core Ortodontia.

A seguir, você descobre como utilizamos esse conhecimento para conceber uma marca diferenciada, que gera identificação com seu público e já nasce com um valor agregado mais relevante do que diversas concorrentes. Descubra mais sobre este projeto incrível e entenda como o branding pode mudar os rumos da sua empresa!

O que é branding ou criação de marca?

Pense na diferença entre uma grande marca como a Coca-Cola e concorrentes de menor presença no mercado. Você saberia dizer por que uma é tão relevante enquanto as demais são, de certa forma, substituíveis? É claro que vários fatores interferem nessa preferência do público, mas certamente o branding é um ponto a favor da gigante dos refrigerantes.

Mas, afinal, o que raios é o branding?

Essa é uma estratégia de gestão de marca, cujo objetivo principal é torná-la mais marcante para o público e mercado de atuação. Com o branding, as marcas geram sensações e criam conexões mais fortes, tornando-as mais relevantes na escolha do consumidor.

Com isso, obtém-se vantagens como:

  • Aumento da confiança do consumidor;
  • Presença na mente do público;
  • Marca mais valorizada;
  • Fidelidade do cliente.

Exemplos para a construção de um bom branding são: identidade visual sólida, tom de voz bem definido, criação de conteúdo coerente e investimento em comunicação.

A Clínica Core Ortodontia

A Core Ortodontia representa a união de dois profissionais apaixonados por esta profissão: Cláudia Tissot e Bruno Cerci. Ambos são Invisalign Doctors e, com seus 16 anos de experiência, optaram por seguir a jornada profissional juntos.

Para conceber o novo consultório, entenderam que era preciso buscar profissionais de comunicação, garantindo uma boa identificação com o público e um diferencial sólido de mercado. E foi assim que eles encontraram o time Upplay.

Nossa missão foi entender os anseios de Cláudia e Bruno, qual tipo de personalidade a marca deles tinha e de que forma poderíamos dar aquele up nessa empresa que estava nascendo.

Criação da marca

O trabalho foi árduo, afinal, o branding envolve a totalidade de uma empresa. Então, primeiro buscamos definir os arquétipos (padrões que constroem a personalidade de uma marca) em questão. Isso envolveu muitas conversas com o cliente, buscando entender a fundo os anseios, desejos, visão e valores que faziam parte do novo consultório.

Assim, definimos três arquétipos principais:

  • O sábio: um arquétipo que busca a verdade através do conhecimento. Representa a constante busca de Cláudia e Bruno por capacitação.
  • O amante: tem o desejo de encantar o outro, e gosta de parcerias. Simboliza o amor dos profissionais pela profissão e o carinho envolvido em cada atendimento.
  • O governante: gosta de regras claras e busca por solidez e excelência, justamente os traços que marcam a busca do cliente por profissionalismo e primazia. 

A partir das características da personalidade da marca, partimos para a criação de um nome para o consultório de Cláudia e Bruno. As palavras que nortearam nossa missão foram: tecnologia, minimalismo, profissionalismo, elegância e resultados – que são os valores priorizados pela dupla de ortodontistas.

Assim nasceu o nome “Core”, que une os nomes de Cláudia e Bruno com “resultados”, afinal, quem busca por um serviço prioriza soluções realmente efetivas.

A partir daí, seguimos com a criação da identidade visual. Para isso, optamos por cores sóbrias, buscando contraste sem perder a leveza e a seriedade nos detalhes. Para as fontes buscamos tipografias leves, com muitas variações, mas com uma predominância em traços finos e arredondados, proporcionando uma percepção de elegância e tecnologia. Além disso, o “C” de “Core” foi construído de uma forma que remete ao sorriso dos pacientes, e lembra o aparelho ortodôntico invisível, que é o carro-chefe da clínica.

O resultado? Confira a seguir:

Essa criação inicial foi muito importante para nortear a elaboração dos materiais gráficos, digitais e toda a comunicação da empresa, permitindo uma identidade sólida e que gera identificação e reconhecimento com o público.